COMPESA PRODUZ CLORO A PARTIR DA ÁGUA DO MAR

Todo o Cloro utilizado nas Estações de Tratamento de Água e de Esgotos da Ilha de Fernando de Noronha será produzido agora a partir da Água do Mar.


O Cloro é o Agente Desinfetante Utilizado na Potabilização da Água e Desinfecção do Esgoto.

 

A iniciativa da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) é Pioneira dentre as Empresas Estaduais de Saneamento, e possibilitará uma Produção de Água Limpa, sem o descarte de resíduos poluentes, além de maior segurança Ambiental, tendo em vista que o sistema não utilizará mais suprimentos perigosos e nem haverá mais a necessidade de transportar e manusear Produtos Químicos na Ilha.


O Cloro gerado a partir da Água do Mar também tem maior Potencial Bactericida, pois mantém o residual de Cloro estável ao longo do Transporte da Água na rede de distribuição.


Os Técnicos da COMPESA concluíram a instalação do sistema gerador de Cloro dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA), que terá a capacidade de produzir até 26 quilos de Cloro ativo, por Dia.


Esse volume é suficiente para suprir o consumo na ETA, no dessalinizador e nas Estações de Tratamento de Esgotos Cachorro e Boldró e representa uma economia de 20% dos custos da companhia com produtos químicos em Fernando de Noronha. “Vamos realizar um processo de geração da solução oxidante por Eletrólise da Salmoura, sendo que, ao invés de utilizar o Cloreto de Sódio (Sal de Cozinha), usaremos a Água do Mar injetada contínua e automaticamente em uma célula eletrolítica, onde ocorrerão as reações eletroquímicas para a conversão do Cloreto de Sódio em Hipoclorito de Sódio”, explica a especialista em Gestão de Controle da Qualidade da COMPESA, Valderice Alves.


A aquisição do sistema gerador de Cloro reafirma o compromisso Ambiental de compatibilizar a atuação da COMPESA para o desenvolvimento sustentável.


“A Empresa vem investindo constantemente em Tecnologia de Ponta e busca a inovação alinhada com diretrizes Ambientais de adotar em todos os seus processos, produtos e serviços os princípios da produção mais limpa e de prevenção da Poluição” pontua Valderice Alves, informando que o próximo passo da companhia será gerar o Cloro a partir do Rejeito do Dessalinizador, trabalho que ainda está em fase de estudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor preso por torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia

SESC ABRE INSCRIÇÕES PARA JOVEM APRENDIZ

HOMICÍDIO EM GRAVATÁ: UM COMERCIANTE FOI ASSASSINADO DENTRO DO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO COMERCIAL NESTA TERÇA (13)