“Mulher em prioridade” Gravatá lança projeto voltado para saúde da mulher no próximo sábado (30)


No próximo sábado (30), a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria da Saúde, irá lançar o projeto “Mulher em prioridade” que visa promover o bem-estar e o cuidado para com a saúde das mulheres gravataenses. O evento acontecerá na Praça da Matriz, entre as 8h e 12h.


O projeto irá disponibilizar regularmente mutirões de profissionais para prestar diversos serviços para as mulheres, incluindo atendimentos ginecológicos e obstétricos, que vão do pré-natal até a puericultura, técnica que consiste no acompanhamento médico dos bebês e das mães durante a gravidez até os primeiros dias após o parto.

O projeto também irá oferecer acupuntura, orientações e atendimentos com nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos, aferição de pressão, teste de glicose e testes rápidos de HIV, Hepatites B, C, Sífiles e aurículo. As equipes das Unidades de Saúde da Família – (USF’s) ainda darão instruções técnicas acerca dos cuidados e prevenções de doenças.
Para os atendimentos deste sábado, serão disponibilizadas também 50 fichas para a realização de exames citopatológicos, que verificam alterações nas células do colo do útero. Outras 30 fichas serão disponibilizadas para os exames gerais.


A Coordenadora das Políticas e Estratégias de Saúde, Érica Ximenes, falou sobre o projeto e sobre a importância de ações que promovam a qualidade da saúde feminina.
“O projeto tem uma grande significação, pois, através dele, estamos fortalecendo os serviços que já são ofertados à mulher. O Prefeito Joaquim Neto, junto à Secretaria de Saúde, teve essa iniciativa, para que esses serviços alcancem um número ainda maior de mulheres gravataenses. Ações como esta desenvolvem, inclusive, a conscientização entre o público feminino de que é necessário cuidar da própria saúde regularmente”.
Além desta iniciativa, a Secretaria de Saúde está promovendo uma campanha de doação de lenços e cabelo com o objetivo de estimular a autoestima das mulheres que são pacientes do Hospital do Câncer de Pernambuco – (HCP), em Recife, e do Centro Especializado de Oncologia de Caruaru – (CEOC).
Qualquer pessoa ou instituição pode levar suas doações no dia e local do evento. A Secretaria de Saúde também receberá as doações entre as 7h e 13h, de segunda-feira à sexta-feira. A secretaria fica localizada na rua Cel. Gustavo Borba, Norte.


Fonte: Pernambuco Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 5º HOMICÍDIO DO ANO DE 2019 FOI REGISTRADO NA CIDADE DE GRAVATÁ NA NOITE DESTA QUANTA (23)

Pastor preso por torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia

Quais os tipos de dor de cabeça