Saúde em primeiro lugar: 5 dicas para ter uma alimentação saudável


A alimentação é um desses hábitos que você deve levar em consideração – e talvez um dos mais importantes deles. E por mais que pareça difícil, comer bem é muito mais fácil do que imaginamos. Separamos abaixo algumas dicas para você garantir uma alimentação saudável no seu dia a dia. Confira!

1- Aprenda a comer um pouco de tudo


Manter uma alimentação saudável não significa ter que manter uma dieta restrita e cortar várias receitas gostosas do seu cardápio. Alimentar-se bem é manter uma dieta equilibrada, capaz de lhe oferecer todos os nutrientes necessários – até mesmo as gorduras – para que seu organismo funcione de maneira adequada.
Por isso, não é necessário sair cortando refeições para poder garantir uma alimentação saudável, mas sim fazer algumas mudanças no cardápio e equilibrar as porções consumidas por dia. Carboidratos, frutas, vegetais, proteínas, gorduras e até algumas guloseimas, todos esses produtos são essenciais para que você sempre se alimente bem e viva feliz!

2- Valorize a ingestão de fibras alimentares

Boa parte dos brasileiros não garante a ingestão diária de fibras alimentares recomendada pela Organização Mundial de Saúde. As fibras são responsáveis por várias funções importantes no nosso organismo como regular o funcionamento intestinal, os níveis de glicose e colesterol no sangue e, até mesmo, aumentar a sensação de saciedade. Sem elas, nossa qualidade de vida é naturalmente diminuída e, por isso, garantir esse consumo é uma maneira de valorizar uma alimentação mais saudável.
Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes é a maneira mais simples e eficiente de elevar a ingestão de fibras alimentares. Garanta essa mudança nas suas refeições do dia a dia.

3- Cozinhe seus próprios alimentos

A sociedade moderna tem se afastado, cada vez mais, de hábitos básicos do nosso dia a dia. Essas mudanças interferem muito na nossa qualidade de vida e, é claro, na maneira como nossa saúde se comporta.
O hábito de cozinhar nossas próprias refeições é um desses que tem ficado para trás. Por conta da falta de tempo e das rotinas cada vez mais corridas, temos optado por fazer a grande maioria das nossas refeições fora de casa. Esse hábito, além de nos fazer comer mais do que o esperado, pode aumentar também o consumo de frituras, sódio e conservantes.
Ao retomar o hábito de cozinhar em casa, mesmo que seja somente na hora do almoço ou do jantar, você é capaz de selecionar melhor seus alimentos, controlar suas porções e prepará-los da maneira mais saudável e natural possível. Sua saúde agradece 😉

4- Beba muita água

Você já parou para pensar o quanto de água costuma beber por dia? A grande maioria dos brasileiros – em especial os jovens – não costuma ingerir um volume satisfatório de água por dia, convivendo frequentemente com sintomas discretos da desidratação.
Quadros de constipação, pele seca, irritações nos olhos e até mesmo dores de cabeça podem ser sinais comuns de que seu corpo precisa de mais água para viver bem. Por isso, um dos cuidados da alimentação saudável é garantir que a ingestão de água pura – e não somente aquela disponível em sucos e outras bebidas – seja feita no volume correto. Especialistas da área da saúde recomendam a ingestão de oito a dez copos de água de 200mL por dia, para garantir a hidratação dos nossos tecidos.

5- Conte com a ajuda de um especialista

Afirmamos, no início desse texto, que comer bem não é uma tarefa difícil, mas muitas pessoas que mantiveram hábitos alimentares irregulares por muito tempo podem não conseguir fazer mudanças eficientes sozinhos.
Procurar a ajuda de especialistas no ramo da alimentação como nutricionistas e nutrólogos, pode ser uma ótima maneira de garantir uma rotina alimentar mais saudável, para que você possa viver bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor preso por torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia

SESC ABRE INSCRIÇÕES PARA JOVEM APRENDIZ

HOMICÍDIO EM GRAVATÁ: UM COMERCIANTE FOI ASSASSINADO DENTRO DO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO COMERCIAL NESTA TERÇA (13)