EXAMES DE AUDIOMETRIA SÃO REALIZADOS EM ALUNOS SURDOS PARA RECEBEREM NOVOS APARELHOS AUDITIVOS NA CIDADE DE GRAVATÁ


Foram realizados, na manhã desta terça-feira (27), exames audiométricos com crianças e jovens surdos, dando sequência a uma série de atividades desenvolvida pelo município para melhorar a adaptação e o progresso escolar.

A fonoaudióloga do município, Daniele Porto, realizou nos pacientes exames de audiometria e tirou o molde para os aparelhos auditivos, que serão entregues na próxima sexta-feira (02/03), pela ONG francesa AAESM (Associação de Ajuda as Crianças Surdas do Mundo).

Os exames foram realizados na Escola Cônego Eugênio Vilanova, onde tem se destacado como referência para a comunidade surda, com intérpretes em acompanhamento integral, aulas de libras, adaptação na estrutura física e inclusão dos alunos surdos com os ouvintes, proporcionando equidade na realização de tarefas e atividades. A aluna Aline Pinto, conta sobre sua experiência na escola.

“Posso dizer que minha vida mudou completamente, antes quando eu ia para a escola eu não entendia nada, meus colegas não interagiam comigo, meus professores não sabiam se comunicar comigo e isso me deixava triste. Aqui é diferente. Converso com meus amigos, aprendi a ler, escrever, aprendo de verdade, além de praticar esportes, viajei para o Recife e ganhei medalhas na Paralimpíada. Foi uma sensação muito boa, me senti campeã.” Contou.

No convívio familiar, o comportamento dos alunos também tem melhorado. Emocionada, Josivância Alves, mãe de José Lucivânio, conta sobre a mudança.

Os pais dos alunos que passaram pelo exame de audiometria, foram recepcionados pela equipe pedagógica e de assistência do CIG e da Escola, para que pudessem trocar experiências. A Coordenadora do CIG e Diretora do Departamento Educacional Especializado, apresentou a proposta da escola referência para alunos surdos e incentivou os pais que ainda não participam do projeto para matricular seus filhos.

A entrega dos aparelhos será realizada na Secretaria de Educação, na próxima sexta-feira (02). Com a ação, serão beneficiados 19 alunos e 1 funcionário da rede municipal.

Fonte: SECOM Gravatá

Veja Também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor preso por torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia

SESC ABRE INSCRIÇÕES PARA JOVEM APRENDIZ

HOMICÍDIO EM GRAVATÁ: UM COMERCIANTE FOI ASSASSINADO DENTRO DO PRÓPRIO ESTABELECIMENTO COMERCIAL NESTA TERÇA (13)