EXAMES DE AUDIOMETRIA SÃO REALIZADOS EM ALUNOS SURDOS PARA RECEBEREM NOVOS APARELHOS AUDITIVOS NA CIDADE DE GRAVATÁ


Foram realizados, na manhã desta terça-feira (27), exames audiométricos com crianças e jovens surdos, dando sequência a uma série de atividades desenvolvida pelo município para melhorar a adaptação e o progresso escolar.

A fonoaudióloga do município, Daniele Porto, realizou nos pacientes exames de audiometria e tirou o molde para os aparelhos auditivos, que serão entregues na próxima sexta-feira (02/03), pela ONG francesa AAESM (Associação de Ajuda as Crianças Surdas do Mundo).

Os exames foram realizados na Escola Cônego Eugênio Vilanova, onde tem se destacado como referência para a comunidade surda, com intérpretes em acompanhamento integral, aulas de libras, adaptação na estrutura física e inclusão dos alunos surdos com os ouvintes, proporcionando equidade na realização de tarefas e atividades. A aluna Aline Pinto, conta sobre sua experiência na escola.

“Posso dizer que minha vida mudou completamente, antes quando eu ia para a escola eu não entendia nada, meus colegas não interagiam comigo, meus professores não sabiam se comunicar comigo e isso me deixava triste. Aqui é diferente. Converso com meus amigos, aprendi a ler, escrever, aprendo de verdade, além de praticar esportes, viajei para o Recife e ganhei medalhas na Paralimpíada. Foi uma sensação muito boa, me senti campeã.” Contou.

No convívio familiar, o comportamento dos alunos também tem melhorado. Emocionada, Josivância Alves, mãe de José Lucivânio, conta sobre a mudança.

Os pais dos alunos que passaram pelo exame de audiometria, foram recepcionados pela equipe pedagógica e de assistência do CIG e da Escola, para que pudessem trocar experiências. A Coordenadora do CIG e Diretora do Departamento Educacional Especializado, apresentou a proposta da escola referência para alunos surdos e incentivou os pais que ainda não participam do projeto para matricular seus filhos.

A entrega dos aparelhos será realizada na Secretaria de Educação, na próxima sexta-feira (02). Com a ação, serão beneficiados 19 alunos e 1 funcionário da rede municipal.

Fonte: SECOM Gravatá

Veja Também:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O 5º HOMICÍDIO DO ANO DE 2019 FOI REGISTRADO NA CIDADE DE GRAVATÁ NA NOITE DESTA QUANTA (23)

Quais os tipos de dor de cabeça

Pastor preso por torturar dependentes químicos engravidou adolescente de 17 anos, diz polícia